ANTIOQUIA E A IGREJA LOCAL

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” Atos 13:1-3

O texto sugere que cada igreja ou ministério deveriam ter uma equipe plural composta, em especial, de ministério sólido no ensino da Palavra, somado ao ministério sensível a voz do Espírito Santo, para dar rumo da igreja local.

Como funcionava ?

Equipe ministerial composto de 5 mestres e profetas para ouvirem a direção do Espírito.

ANTIOQUIA
300px-Antiocheia_in_Psidia.jpg
JERUSALÉM

JERUSALÉM

“Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos

gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos

apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas

Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus,

que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.”

Atos 15:2-5

 O que é Cobertura Mútua?

 

É uma reunião/encontro on line de pastores e líderes cristãos, cujas igrejas podem ser estruturalmente diferentes entre si, inclusive de denominações diferentes ou mesmo visões doutrinárias distintas, mas com doutrinas fundamentais bíblicas alinhadas (Hb. 6:1-2), tendo por objetivo cobertura espiritual mútua, ou seja, cada um ora, coopera e “cobre” espiritualmente o outro, promovendo a unidade, amizade, aconselhamento apoio e visão profética do Corpo de Cristo. 

Como funcionava ?

Paulo e Barnabé na reunião de Jerusalém com demais apóstolos e líderes contemplava relatório, ajustes doutrinários, aconselhamentos, testemunhos. Esta reunião foi coordenada por Tiago. Poderíamos adotar esta reunião com o nome de “cobertura mútua”.

O que a Bíblia fala sobre Cobertura Mútua?

 

No Novo Testamento vemos um exemplo bem claro relativo às Igrejas de Antioquia e de Jerusalém. Profetas e mestres eram líderes da Igreja de Antioquia: Paulo, Barnabé, Simeão (também chamado de Níger), Lúcio de Cirine, e Manaém (que fora criado com Herodes o tetrarca). Eles ouviram o Espírito Santo indicar Paulo e Barnabé para um chamado específico e os enviaram para cumpri-lo. Todos faziam parte da liderança, mas acima de todos estava o Espírito Santo. (At. 13:1-3).

 

Durante o cumprimento desse chamado, Paulo e Barnabé tiveram diferenças doutrinárias com alguns irmãos da Judéia com relação aos novos convertidos que não eram judeus (os chamados gentios). Para que houvesse coerência na Igreja, todos subiram a Jerusalém, para consultar os apóstolos e os anciãos, para que todos andassem em unidade (At. 15:2-5) e alinhassem essas pequenas diferenças entre eles.

 

Vemos então a Igreja de Antioquia representando as igrejas locais e Jerusalém funcionando como esse grupo de anciãos e apóstolos, que decidem juntos, debaixo do Espírito Santo, questões maiores. Percebemos que Jerusalém funciona como uma referência para que as igrejas locais não caminhem sozinhas, fornecendo amizade e apoio espiritual.

Como funcionarão as reuniões?

 

  1. Louvor inicial (5 minutos)

  2. Apresentação

  3. 2 a 4 pastores ministrarão temas pré selecionados (cerca de 5 a 10 minutos cada)

  4. Palavra profética (pode ser ao vivo ou gravada)

  5. Intercessão pelos ministérios apostólicos e liderados

  6. Fechamento

  7. Louvor de Adoração

 

Como os ministrantes foram escolhidos?

 

Assim como Josué e Calebe foram os únicos remanescentes de uma geração que morreu toda no deserto sem entrar na Terra Prometida, cremos que há em nossos dias homens e mulheres de Deus que passaram pelo deserto, viram os erros e acertos do passado e hoje podem ser usados por Deus para levar uma multidão para a Terra Prometida. Os coordenadores e ministrantes servirão de referência aos demais irmãos em ética, honestidade e direção do Espírito Santo.

8ba2ab16e949417fb7c3fc02dc4a9436e7f054ed

ALGUMAS REFERENCIAS:

"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus."

Efésios 5:21

COBERTURA MÚTUA VIRTUAL

CONCEITO:

Reunião ou encontro de pastores, líderes de igrejas, independente de sua denominação, contanto que todos sejam cristãos, professando a mesma fé em Jesus, mesmo que tenham diferenças estruturais ou visões doutrinárias diferentes, que não comprometam as doutrinas fundamentais, com a finalidade de todos terem uma “cobertura” espiritual mútua, onde um cobra o outro em oração, cooperação, promovendo a unidade do corpo de Cristo, proteção mútua, amizade, aconselhamento, visão profética, apoio.

Equipe ministerial composto de 5 mestres e profetas para ouvirem a direção do Espírito.

conference-video-call-people-talking-eac

CARACTERÍSTICAS

social-media-logo-phone-screen_87538-117
  • Não estatutário;

  • Presidente é o Espírito Santo;

  • Não denominacional;

 

  • Sem cobrança;

  • Coordenação voluntária;

  • Sem polêmicas doutrinárias;

  • Sem diretoria, porém organizada;

  • Voltada a pastores e lideres de

igrejas;

 

  • Não é mudança de denominação;

 

  • Não haverá deslealdade

ministerial, ou seja, não haverá

disputa de “poder”;

 

  • Reuniões exporádicas pelo “Zoom”

e “Telegram”.

PRIMEIRA ETAPA:

brasil-e-EUA.png

EQUIPE DE APOIO :

 

FLÓRIDA, EUA (Andre) & SÃO PAULO, BRASIL (Shori)

 

OBJETIVO DA EQUIPE:

 

. Manter todos participantes informados pelo Whatsapp ou

Telegram;

 

. Cadastro;

 

. Conectar reuniões;

 

. Organizar pautas e

assuntos, ministrantes;

 

. Administração geral.

SEGUNDA ETAPA:

...até os confins da terra, até onde o

Senhor permitir e quiser!

kisspng-world-map-black-and-white-clip-a

PROJETO FUTURO, A MÉDIO PRAZO:

  • Cobertura mútua atingindo ministérios na língua inglesa, espanhola e onde mais o senhor quiser.

 

NOTA: A equipe apostólica do Brasil é composta de alguns pastores que são americanos e outros também com domínio da língua espanhola.